Policiais civis e militares prenderam, neste sábado (1º), Jonathan Nascimento da Silva, acusado de monitorar e repassar em tempo real a movimentação de agentes de segurança em Queimados, na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, o homem registrava o itinerário das equipes e compartilhava as informações com criminosos locais.
A prisão ocorreu em ação conjunta do 24º BPM (Queimados) e da Prefeitura, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Durante a abordagem, os policiais tiveram acesso a vídeos gravados pelo próprio suspeito, em que ele aparece pilotando uma moto e afirmando que iria “caçar viaturas”. Em outra gravação, Jonathan mostra locais onde equipes da Polícia Civil circulavam e faz ameaças aos agentes.
O caso foi registrado na 55ª DP (Queimados). O suspeito foi autuado por associação para o tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça.
De acordo com informações obtidas pelo Extra, o Comando Vermelho mantém uma rede de vigilância permanente sobre a atuação das forças de segurança em diversas regiões do Rio. Em grupos de WhatsApp, “olheiros” monitoram 24 horas por dia a movimentação de viaturas, utilizando drones e câmeras de segurança para observar batalhões, entradas de favelas e principais vias da cidade.