Na manhã desta quinta-feira (10), policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) realizaram uma operação para combater a expansão territorial do Comando Vermelho em Mesquita, na Baixada Fluminense.
A ação contou com o apoio de outras delegacias especializadas, e tinha o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, e também reunir informações para auxiliar na investigação. No total, seis pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos e os agentes também removeram 15 barricadas e desarticularam pontos de vendas de drogas em espaços públicos.
As ações foram resultado de um minucioso trabalho investigativo desenvolvido pela DRE ao longo de sete meses, dentro de um inquérito que apura a atuação de integrantes do CV na localidade da Chatuba de Mesquita. As medidas cautelares foram deferidas pela Justiça após a demonstração da grande estrutura e atuação da facção criminosa na região.
As investigações tiveram início após o mapeamento do narcotráfico e extorsões que ocorriam na região, com instalação de barricadas em vias públicas, exploração de serviços essenciais, comércio de drogas e presença armada de narcomilicianos. As apurações demonstraram que uma das lideranças do Comando Vermelho na Baixada Fluminense montou uma verdadeira estrutura criminosa na região da Chatuba, com distribuição de tarefas e exploração da população local, além da venda ilegal de drogas.