O temporal que caiu na noite de quarta-feira, dia 3 de janeiro, chegou a registrar 118 mm de chuva na Chatuba, em Mesquita. Essa quantidade foi cerca de oito vezes mais que os 15 mm que estavam previstos.
No Centro da cidade, o volume de água chegou a 95 mm, enquanto o bairro da Jacutinga recebeu 47 mm de chuva. Com isso, bolsões de água se formaram em algumas vias da cidade, principalmente na Rua Cosmorama, na altura da Via Light; na Rua Heitor da Costa Val e na Avenida Presidente Costa e Silva, esta última em ambos os sentidos. A água, no entanto, já escoou em boa parte dos pontos.
Em função da forte chuva, a Defesa Civil de Mesquita foi acionada para três ocorrências. Uma árvore de médio porte caiu na Chatuba, na Rua França Leite.
Além disso, houve uma queda parcial de muro em Santo Elias e outra de uma varanda em uma residência da Coreia. Nenhuma delas teve feridos e esta última precisou ser interditada.
Enquanto a chuva caía, equipes da Defesa Civil e da Subsecretaria Municipal de Transportes e Trânsito circulavam pela cidade, para atender as ocorrências e monitorar as vias com maior dificuldade de tráfego.
Alertas com as ruas interditadas em função do acúmulo de água foram enviados aos munícipes cadastrados no sistema de Trânsito da cidade.
Ele funciona pelo WhatsApp e qualquer um pode se cadastrar a partir do número (21)97299-3223.
“É importantíssima a limpeza frequente dos rios da cidade. Essa é uma tecla na qual venho batendo desde que assumi como prefeito. A título de comparação, em 2020, entramos em estado de emergência quando choveu 80 mm na Chatuba, em fevereiro de 2020. Agora, foram 118 mm de chuva no bairro, mas que enfrentamos com certa tranquilidade, já que o rio Sarapuí se manteve em nível normal. Máquinas do INEA estiveram lá há poucos dias, realizando limpeza”, alerta o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.
Alerta SMS
Mesquitenses podem receber os alertas enviados pela Defesa Civil de Mesquita a respeito das condições meteorológicas da cidade.
Basta enviar um SMS para 40199 informando o número do CEP da residência. Além disso, pelo WhatsApp, no menu de atendimento do número (21) 97299-3223, também é possível habilitar a linha telefônica para receber mensagens no aplicativo sobre as condições de tempo em Mesquita.
Outras informações também são enviadas, como formas de agir de acordo com o risco de desastre, seja ele causado por inundação, vendaval, deslizamento, etc.