Oficina gratuita ensina jovens de Nilópolis a criar fantasias de bate-bola

A tradição dos bate-bolas no Carnaval ganha um novo espaço de aprendizado em Nilópolis. A primeira edição da oficina “Bate-Boleiros de Atitude” está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro e oferece aulas gratuitas para adolescentes entre 12 e 16 anos. Além de aprender sobre essa manifestação cultural, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades para uma futura profissão.

 

 

A iniciativa faz parte de um projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Nilópolis. As aulas serão realizadas durante dois meses, sempre aos sábados, das 14h às 17h, no bairro Cabral.

 

Como participar?

 

Para se inscrever, é necessário morar em Nilópolis, estar matriculado em uma escola pública ou particular e manter o rendimento escolar dentro ou acima da média durante o curso. As inscrições devem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @atitudenilopolis.

 

 

A oficina oferece 20 vagas distribuídas da seguinte forma:

 

  • 60% para ampla concorrência
  • 20% para negros, indígenas e quilombolas
  • 10% para pessoas com laudo de TEA e TDAH
  • 10% para pessoas em situação de pobreza

 

Além disso, todos os participantes deverão estar com o esquema vacinal em dia. Os alunos receberão um kit com blusa, bermuda e bolsa, que deverão usar durante as oficinas.

 

 

A proposta da oficina vai além do Carnaval. Durante as aulas, os participantes aprenderão sobre a criação de temas, a confecção de fantasias e a gestão de eventos. Ao final do curso, a turma será responsável por organizar um evento de formatura, aplicando todo o conhecimento adquirido.

 

 

A atividade busca conectar os jovens à cultura e às tradições do bate-bola, incentivando também o desenvolvimento de novas habilidades que podem se transformar em oportunidades de trabalho.