As fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense na tarde desta quarta-feira (29) causaram inundações, alagamentos e paralisações nos transportes públicos. Em Nova Iguaçu, a chuva começou por volta das 14h, a cidade entrou em Estágio 5, Alerta Máximo, às 16h16, com diversos bairros completamento alagados e um grande volume de chuva.]
O Rio Botas transbordou, atingindo o nível de 4,68 metros, gerando um agravamento da situação. As áreas mais afetadas foram Riachão, que registrou 63,75mm de chuva e Cobrex, com 49,2mm. Além disso, houve registro de chuva de granizo nos bairros de Danon, Mangueira e Jardim Nova Era.
Na Via Dutra, na altura de Austin, passageiros ficaram ilhados dentro de um ônibus devido ao alagamento da rodovia. A Transportes Flores, que atende passageiros da Baixada, informou que algumas linhas sofreram alterações por causa das chuvas.
A Defesa Civil de Nova Iguaçu registrou cinco ocorrências até o momento: três alagamentos, uma ameaça de queda de laje e uma queda de árvore sobre a rede elétrica. “Todos os 37 pontos de apoio estão preparados para receber a população em caso de necessidade”, informou o órgão.