O Governo do Rio anunciou nesta segunda-feira (9), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o esquema de segurança para o Rock in Rio, que acontece nos dois próximos finais de semana (13 a 15 e 19 a 22), na Barra da Tijuca. O festival espera receber mais de 700 mil amantes da música, entre moradores do estado e turistas brasileiros e estrangeiros.
A operação especial de segurança começará na sexta-feira (13) e se estenderá até o fim do evento. Ao todo, 8.075 profissionais de segurança atuarão durante os sete dias do festival, tanto no interior quanto no entorno da Cidade do Rock, representando um aumento de 30% no efetivo policial em comparação ao último Rock in Rio.
“O Rock in Rio é um evento de grande importância para o nosso estado, não só do ponto de vista cultural, mas também econômico. Por isso, montamos um esquema de segurança robusto e integrado, envolvendo diferentes forças, para garantir que todos possam aproveitar o festival com tranquilidade. Estamos empenhados em proporcionar um ambiente seguro, tanto para os moradores quanto para os turistas, que serão recebidos com toda a hospitalidade do povo carioca”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A previsão é que o evento gere cerca de R$ 2,6 bilhões para a economia fluminense. A taxa de ocupação hoteleira deve alcançar 95% nos finais de semana do festival, e o movimento de chegada na Rodoviária Novo Rio pode aumentar em 40%.
Operação Detalhada dos Órgãos de Segurança:
- A Polícia Militar mobilizará 5.200 agentes, além de 143 viaturas, 8 torres de observação nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende e 16 pontos de bloqueio nas principais vias.
- A Polícia Civil mobilizará 1.675 agentes, dos quais 714 estarão dentro da Cidade do Rock. Uma projeção da 16ª DP (Barra da Tijuca) será instalada no local, e haverá reforço de efetivo nas delegacias das proximidades (32ª e 42ª DPs) e na Delegacia de Apoio ao Turismo, que funcionará como Central de Flagrantes Extraordinária na 42ª DP. Sete pontos de atendimento dentro do evento estarão equipados com tablets para facilitar o registro de ocorrências online, oferecendo suporte e acolhimento.
- Cerca de 600 militares do Corpo de Bombeiros serão mobilizados para garantir a segurança do público. Três forças-tarefas serão montadas em pontos estratégicos na Cidade do Rock e seu entorno.
- A Operação Lei Seca realizará 62 fiscalizações, com 558 servidores concentrados nos bairros e vias de acesso ao festival, visando garantir a segurança no retorno do público. A operação também promoverá ações educativas, com a participação de 42 servidores, entre agentes PCDs, motoristas e equipes de apoio.