De olho na qualidade dos recursos hídricos e na conservação de ecossistemas nos rios que impactam o Guandu, alunos da rede municipal de Nova Iguaçu, Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, participam do projeto Monitora Rios, que pesquisa a qualidade dos rios D”Ouro, Cabenga e Queimados.
Intitulados como “Guardiões do Rio”, a cada mês alguns grupos dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) 187 Benedito Laranjeiras, da Escola Municipal Rio D”Ouro e da Escola Municipal Santo Expedito praticam a coleta e análise de amostras dos rios no entorno das escolas e, ainda, avaliam os níveis de degradação ambiental a partir do monitoramento da qualidade da água e de organismos vivos.
A iniciativa da Águas do Rio e da ONG Onda Verde contempla equipamentos e kits de reagentes fornecidos para o projeto. Além da abordagem pedagógica, há uma equipe de educadores ambientais responsáveis pelas coletas trimestrais — que são enviadas a um laboratório para gerar o Índice de Qualidade de Águas (IQA).
Por fim, os resultados obtidos são compartilhados entre as escolas para que os alunos percebam a variação de cada rio e, assim, possam cuidar com maior consciência ambiental e social.