Hospital Geral de Nova Iguaçu reforça pedido por doações de sangue

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está precisando de doações de sangue. Um levantamento feito pela unidade constatou que o número de doadores ficou cerca de 10% abaixo do esperado no mês de julho, época em que já há registros de quedas nas doações devido ao período de férias e às temperaturas mais baixas. A expectativa é atrair mais pessoas nas próximas semanas. 

 

Para que o banco de sangue continue sendo abastecido, o HGNI pretende receber em média mil doadores de sangue, com o objetivo de coletar, no mínimo, 800 bolsas de sangue, uma vez que cerca de 20% das doações acabam sendo efetivadas pela condições de saúde do voluntário, doenças ou outros problemas. As reservas de sangue são importantes para atendimentos de emergência, cirurgias e tratamentos de pacientes que precisam de transfusão. 

 

O banco de sangue do HGNI está aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Todos os tipos sanguíneos são necessários. Para facilitar a participação, o hospital oferece um serviço de transporte gratuito para grupos de 4 a 15 pessoas que desejam doar sangue em grupo. Interessados devem entrar em contato com o número (21) 99695-7470 com até três dias de antecedência para verificar a viabilidade do serviço, que também atende cidades vizinhas a Nova Iguaçu.

 

Principais requisitos para doar sangue: 

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião

– Estar em boas condições de saúde;

– Pesar mais de 50 kg;

– É contraindicada a doação para quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;

– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48 horas para fazer sua doação; – Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar, exceto piercing na língua ou partes genitais, que estarão aptos para doação um ano após a retirada;

– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;

– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;

– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível.