O Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, ganhou nesta segunda-feira (10) um serviço destinado ao atendimento humanizado e multidisciplinar de mulheres vítimas de violência.
A ação integra o programa “Antes que Aconteça”, iniciativa nacional para fortalecer a rede especializada de apoio a essas pacientes, melhorando o fluxo do atendimento, que pretende ser mais qualificado, acolhedor, ágil e completo. A unidade é a primeira de um total de 34 que terão esses espaços na rede estadual de saúde.
Intitulado de Espaço Multivioleta, o serviço conta com ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. As equipes foram treinadas sobre os protocolos atuais que devem ser seguidos e como funciona a integração da rede de proteção de segurança pública do estado, que inclui a Delegacia da Mulher e a Patrulha Maria da Penha, os abrigos estaduais, os Centros Especializados de Atendimento à Mulher e as UPAs.
—Infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma realidade. E nosso papel, além de combater esse problema, é proporcionar toda uma rede de acolhimento. É o que este espaço representa, um ambiente acolhedor, para um atendimento mais humano — destacou o governador Claudio Castro, durante a inauguração