Nova Iguaçu promove educação ambiental em escolas públicas

Visando a educação ambiental dos alunos da rede pública em Nova Iguaçu e conscientizando sobre a forma correta de descarte de resíduos, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) instalou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Escola Municipal José de Anchieta. Até o final do ano, a meta é instalar mais seis PEVs em escolas municipais e estaduais do município.

 

A Escola Municipal José de Anchieta foi escolhida como escola-piloto para iniciar o projeto por estar localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo a diretora da unidade, os alunos demonstraram interesse em descartar resíduos em locais adequados e podem se tornar multiplicadores dentro de suas casas, ensinando os pais sobre educação ambiental.

 

“A coleta seletiva com o caminhão de porta em porta está crescendo, mas também queremos enfatizar sua importância nas escolas. Os alunos trazem resíduos de casa e os descartam no ponto de entrega voluntária, incluindo papel utilizado em sala de aula que não vai mais para o lixo comum. Isso promove uma consciência ambiental entre os alunos, que aprendem sobre meio ambiente, reciclagem e preservação”, afirma Anna Clara Ramos, responsável pelo Programa de Coleta Seletiva e Educação Ambiental da Emlurb.

 

Os alunos podem descartar na escola garrafas PET, latinhas, papelão, papéis e garrafas de vidro, que são posteriormente recolhidos pelos caminhões da Emlurb.