Um cão da raça Shih Tzu que vivia em condições inadequadas foi resgatado, no bairro Califórnia, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Polícia Civil. O animal, precisou ser levado à uma clínica veterinária para passar por atendimento.
A ação foi realizada após denúncia anônima feita à Ouvidoria da prefeitura, que encaminhou o relato à Assessoria Especial de Proteção Animal, e orientou a denunciante a formalizar a queixa junto à Polícia Civil. Policiais do projeto Nas Garras da Lei, voltado para a causa animal, foram ao endereço apontado e efetuaram o resgate.
O tutor do cão, um jovem de 18 anos, foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Sendo a terceira vez que o mesmo homem foi denunciado por maus-tratos a animais.
“Estivemos duas vezes no local e orientamos o tutor sobre os cuidados necessários para manter o pet saudável. Mas como não surtiu efeito e voltamos a receber uma denúncia, foi necessário intervir com a polícia. O cão estava em um ambiente insalubre, sem água nem comida”, relata a assessora especial de Proteção Animal, Naira Pereira.
Após passar por uma avaliação veterinária, o cão foi encaminhado para uma das protetoras parceiras da prefeitura. Ele será cuidado e, em breve, estará disponível para adoção.