Prefeitura do Rio autoriza desapropriação e flamengo dá primeiro passo para construção de estádio

Na manhã desta segunda-feira (24), a Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial o decreto de desapropriação do terreno no Gasômetro para a construção do estádio do Flamengo. O prefeito Eduardo Paes já tinha adiantado o anúncio no domingo (23) em suas redes sociais.

 

O terreno do Gasômetro tem 88,3 mil metros quadrados e fica ao lado da Rodoviária Novo Rio e do Terminal Intermodal Gentileza, que conecta os serviços do BRT, do VLT e dos ônibus municipais.

 

O decreto ocorreu devido ao impasse nas negociações entre o clube e o banco que administra o fundo de investimentos proprietário do terreno, levando o município a intervir para garantir que o estádio possa sair do papel.

 

O prefeito afirmou que entre as obrigações do vencedor do leilão está a construção de um estádio, de um centro de convenções e outros equipamentos. O valor arrecadado no leilão será repassado para a Caixa Econômica como forma de compensação pela desapropriação.

 

Em nota, o Clube de Regatas Flamengo manifestou-se favorável à decisão da Prefeitura.

“Nosso projeto prevê um enorme investimento financeiro no local, capaz de ajudar na transformação de toda a região do entorno do novo estádio, valorizando em muito a área e entregando para nossa cidade um novo e moderno espaço, tanto de entretenimento quanto comercial. Fica o nosso registro dos mais sinceros agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes e ao Deputado Federal Pedro Paulo pela sensibilidade que ambos sempre tiveram a respeito deste tema e pela visão empreendedora e positiva em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro.”