Com o objetivo de organizar e estabelecer diretrizes para o sistema de mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de Nova Iguaçu está lançando o “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável”.
Na primeira etapa do projeto, a Infra Engenharia, empresa vencedora da licitação para o projeto, vai mapear as necessidades para os tipos de transportes que existem no município, considerando o meio que esse deslocamento ocorre.
Um questionário para os moradores falarem sobre suas necessidades e desejos sobre a mobilidade da cidade foi disponibilizado pela Prefeitura visando traçar um diagnóstico do município. Para partcipar basta acessar esse link.
“A prioridade do plano é priorizar o transporte público de massa, como trens e os ônibus, desestimulando o transporte individual, pois o maior vilão das grandes cidades é o automóvel. O plano de mobilidade é justamente para poder ver o que a cidade precisa para ter maior fluidez em seu trânsito”, afirmou o diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da cidade, Jorge Rocha.
Estima-se que, somente na Via Light, no Centro de Nova Iguaçu, passam mais de 20 mil veículos por dia. A pesquisa do plano também é importante para identificar quais pontos necessitam de mais ou menos linhas municipais de ônibus para melhorar o trânsito, saber o fluxo viário, além de analisar todas as vias principais do município e melhorar a acessibilidade, sinalização horizontal e vertical, calçadas, entre outros. Atualmente, Nova Iguaçu conta com 83 linhas municipais e cerca de 350 coletivos.