Alunos e professores de escola em Queimados ajudam crianças com autismo vítimas das enchentes no RS

Alunos, professores e responsáveis da Escola Municipal Metodista de Queimados estão ajudando crianças com transtorno do espectro autista (TEA) do Rio Grande do Sul. O auxílio vem através das “garrafas sensoriais”, uma ferramenta que promete ajudar a manter tranquilidade e bem-estar emocional durante a reconstrução do estado, após as chuvas que afetaram grande parte do território. 

 

O material chegou ao estado na última sexta-feira, foram enviados também brinquedos convencionais e cartas de apoio. 

 

“Nossa escola tem 729 alunos, sendo 38 deles com Transtorno de Espectro Autista. Vimos a situação do Rio Grande do Sul e buscando ajudar as crianças de lá, não só com brinquedos convencionais, mas pensando naquelas com TEA também. Assim, enviamos garrafas sensoriais utilizadas no Atendimento Educacional Especializado “, diz Ana Cristina, diretora da Escola Metodista de Queimados.

 

No momento, crianças autistas no Rio Grande do Sul estão lidando com mudanças de rotina e estímulos internos, como sirenes, alarmes e aeronaves, podendo desencadear crises, estresses e até auto agressões. 

 

Quem convive com crianças com TEA sabe que mudanças repentinas na rotina podem trazer dificuldades para elas, assim, algumas técnicas e ferramentas podem ser utilizadas para que se restabelece a calma. Uma das possibilidades é justamente a garrafa sensorial, utilizada na escola pública da Baixada Fluminense.

 

A doação ainda conta com o apoio da Ação da Cidadania, que ficou responsável por realizar a distribuição dos itens na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. De acordo com a entidade, o material chegou no dia 31 de maio e a distribuição deve ser realizada nos próximos dias.

 

O governo do Rio Grande do Sul também está agindo em busca do bem-estar de pessoas autistas. Foi lançado o TEAcolhe, iniciativa que tem o intuito de orientar pais, cuidadores e equipes de trabalho sobre os cuidados precisos para lidar com pessoas autistas nas circunstâncias em que se encontram.