O festival nacional de ciência, Pint of Science, está de volta para o Estado do Rio de Janeiro. A cidade de Duque de Caxias, até o dia 15 de maio, reúne cientistas e público, para beber uma cerveja e falar sobre ciência de forma descontraída.
Para fazer parte, basta ir até um dos bares e pubs participantes. O evento, gratuito e aberto ao público, também acontece no Rio de Janeiro e em Petrópolis.
“A ideia é promover conversas descontraídas e estimulantes sobre os avanços científicos mais recentes de diferentes áreas, como inteligência artificial, mudanças climáticas e o papel das mulheres nas ciências, por exemplo”, conta Isalira Peroba, uma das coordenadoras do evento do Rio e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que organiza a edição do Pint of Science nas cidades.
“Os especialistas vão compartilhar suas pesquisas e responder a perguntas ao vivo. Uma ótima oportunidade para aqueles que gostam de ciências e querem se aproximar delas”, completa Peroba.
“É fundamental que a ciência não esteja apenas na universidade, mas também nos diferentes territórios da cidade. É papel da universidade dar acesso e aproximar a população do conhecimento e das discussões que movem o mundo atual”, lembra Ivana Bentes, Pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor da universidade do qual o projeto faz parte.
Em Duque de Caxias, os encontros serão nos bares Jardim 125, 25 Grau e Restaurante Villela.
Jardim 125
Endereço: Rua Tuiuti, 125 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
15/05 (quarta-feira): Maconha é remédio? – Uma viagem para entender mais sobre medicina canabinóide
25 Grau
Endereço: Av. Perimetral Prof. J. Souza Herdy, 1189 – Centro, Duque de Caxias
14/05 (terça-feira): Conversa de bar: O encontro de Zeca Pagodinho e Byung-Chul Han
15/05 (quarta-feira): Astrobiologia: A Procura por Vida Fora da Terra
Restaurante Villela
Endereço: Rua Dr. Sabino Árias, 2 – Parque Xerém, Duque de Caxias
14/05 (terça-feira): Química de produtos naturais: um passeio histórico da descoberta de substâncias bioativas a partir de metabólitos secundários
15/05 (quarta-feira): Química Verde: É possível uma química sem degradação?