Os cães têm sido cada vez mais usados no tratamento de alguns pacientes com ansiedade, aliviando a solidão, reduzindo o estresse, promovendo e ampliando a interação social e, até mesmo, como prevenção ao suicídio. Por conta disso, 126 cães receberam o certificado de suporte emocional, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal, desde 2022.
A Certificação de Cães é um registro oficial do estado que permite ao seu dono ingressar e permanecer com o animal em locais públicos ou privados de uso coletivo, em transporte público, além de estabelecimentos comerciais.
“Marley é tudo para mim. Eu o adotei em um momento muito difícil, com sinais de maus tratos, e hoje ele é essencial na minha vida. O carinho e a segurança que ele me proporciona são tão importantes que me sinto muito melhor com ele do que com qualquer medicação”, conta Alessandra Feitosa.
O envio da documentação dos tutores e dos animais é feito pelo e-mail: suporteemocional.rjpet@saude.rj.gov.br. As informações devem ser enviadas em PDF e o laudo médico, que deve ser atualizado a cada seis meses. Os tutores devem fornecer RG, CPF, laudo médico especificando a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), comprovante de residência, dois telefones e e-mail.
Já o cachorro precisa de foto atual, carteira de vacinação (múltipla e antirrábica) atualizada, foto do colete na cor vermelha com a identificação do cão de suporte emocional, certificado de adestramento assinado por escola de adestramento ou profissional autônomo, com CPF e RG do mesmo e número do microchip, caso o animal possua.