Os pensionistas do estado, nascidos em maio, já podem agendar a realização do Recenseamento Obrigatório 2023/2024. A partir desta quinta-feira (02/05) foi liberado a agendamente pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br ou pelos telefones 0800 285 81 91 (chamadas de tel. fixo) e (21) 3850-3350 (fixo ou celular).
Depois de realizar o agendamento, o beneficiário deve comparecer à agência escolhida em data, horário e local definidos, munido dos documentos de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título eleitoral.
Na fase atual, o Censo é apenas para pensionistas, não contemplando o contingente de ativos nem de aposentados. Pensionistas militares somente serão submetidos ao recenseamento se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujos instituidores da pensão vieram a falecer até 31/12/2021.
O pensionista que não fizer o recenseamento terá o pagamento do benefício suspenso até que realize o procedimento. Por exigência da Lei Federal 10.887/04, o Rioprevidência tem o compromisso de realizar o recenseamento a cada cinco anos, não apenas para a atualização dos dados cadastrais, mas também para auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos.
Para evitar golpes ou fraudes, é importante alertar que não realizado atendimento do recenseamento por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas.
Para mais informações, incluindo regras para pensionistas impossibilitados de locomoção, acamados e residentes fora do Rio e exterior, acesse o site www.rioprevidencia.rj.gov.br.