Neste sábado (09), a praia de Copacabana vai ser palco de um dos maiores shows da história. A cantora Madonna fará sua última apresentação da turnê “The Celebration Tour”, celebrando 40 anos de carreira.
A programação terá início às 19h, com DJs convidados, incluindo o americano Diplo, atração especial. A diva pop sobe ao palco para apresentação de duas horas às 21h45.
Bem antes do evento, Copacabana passa por um esquema especial de trânsito. O acesso ao bairro será todo alterado, com fechamento completo ao tráfego de todas as vias. Para chegar e sair, a indicação é que os visitantes e moradores optem pelo transporte público.
Os modais também terão esquema especial e funcionarão da seguinte forma: Uma linha especial de ônibus direta vai ligar o Terminal Gentileza, na Região Central do Rio, até Copacabana, com desembarque na Avenida Princesa Isabel. Não haverá paradas.
O passageiro receberá uma pulseira no embarque para identificação no retorno. O passageiro terá que comprar ida e volta, por R$8,60, mediante cadastro na plataforma digital Jaé. Não haverá integração, nem gratuidade. A ida terá início às 13h, e a volta, desde a enseada de Botafogo, será de meia-noite às 4h.
Para aqueles que utilizam o BRT, o sistema vai funcionar 24h em regime especial. Da meia-noite às 4h, não será interrompida a circulação das seguintes linhas:
Corredor Transoeste: linha 11 (Alvorada x Santa Cruz); linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz); e linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico).
Corredor Transolímpica: linha 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico); e linha 51 (Deodoro x Recreio).
Corredor Transcarioca: linha 35 (Paulo da Portela x Alvorada); e linha 38 (Galeão x Alvorada).
O VLT terá operação especial da Linha 1 (Santos Dumont x Terminal Gentileza), com circulação ininterrupta por 24 horas.
Os intervalos serão de, no máximo, 20 minutos.
Para conexão com o metrô, que dá acesso ao local do show, a recomendação é de que os passageiros desçam nas estações Carioca e Cinelândia.
A passagem do VLT custa R$4,30, e cada passageiro deve ter o próprio cartão para validação no momento do embarque.
São aceitos os cartões das operadoras RioCard e Jaé.
Já o metrô vai reforçar o número de trens a partir das 15h de sábado. Controle de fluxo em todas as estações para evitar superlotação, com acompanhamento em tempo real.
No retorno, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo vão funcionar só para embarque, com acesso permitido até às 4h.
As demais estações, a partir da meia-noite, funcionarão apenas para desembarque.
Ônibus comuns e táxis só poderão circular até as 19h30. A partir deste horário, a circulação e os acessos do tráfego ao bairro serão completamente proibidos.