Dia D de vacinação tem baixa procura em Nova Iguaçu

No último sábado (13), ocorreu a mobilização nacional do Dia D de vacinação contra a gripe, e assim como em outros municípios, em Nova Iguaçu, a procura foi muito baixa. Apesar dos 61 pontos de vacinação espalhados pela cidade, apenas 4.257 pessoas compareceram, de um total esperado de 21.742 iguaçuanos que faziam parte do público-alvo da campanha.

 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, a baixa procura também está ocorrendo com a vacinação contra a dengue. Apenas 35% das vacinas destinadas ao município foram aplicadas até o momento.

 

“Estamos seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, mas, infelizmente, a procura pela vacinação nos postos de saúde tem sido muito baixa. Pedimos que os pais e responsáveis imunizem seus filhos contra a dengue e também as pessoas que estão no público-alvo da gripe, pois é uma importante forma de proteção contra a influenza, evitando complicações da gripe e internações. As vacinas salvam vidas e estão disponíveis gratuitamente pelo SUS. Venham se vacinar”, afirma o secretário.

 

A vacinação contra a gripe para o público-alvo seguirá até o dia 31 de maio. De acordo com determinação do Ministério da Saúde, são considerados grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos – com necessidade de duas doses em 30 dias; povos indígenas e quilombolas; grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência permanente (PcDs); professores; profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos); trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, caminhoneiros e trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos finais de semana, o Centro de Saúde Vasco Barcelos, o drive-thru do Top Shopping e a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu ficam abertos no sábado, das 8h às 16h, enquanto no domingo, o Centro de Saúde Vasco Barcelos abre das 8h às 16h e a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu das 8h às 20h.