O governo federal decidiu prorrogar por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas para quem está inadimplente. O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 28.
A prorrogação vale apenas para a Faixa 1 do Desenrola, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÙnico e com dívidas de até R$ 20 mil.
Essa foi a segunda prorrogação. A justificativa é o aumento da procura após a unificação do Desenrola com os aplicativos de bancos e da Caixa. Além disso, desde o início do mês, os débitos do Desenrola podem ser negociados também nas agências dos Correios.
Desde 15 de fevereiro, o Desenrola Brasil passou a ser acessado também por meio do site Serasa Limpa Nome.
Segundo o Ministério da Fazenda, 14 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo programa, que possibilitou a negociação de aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas.
Os descontos na plataforma do Desenrola são de 83%, em média; e em alguns casos chegam a ultrapassar 96%. Os pagamentos podem ser à vista ou parcelados, sem entrada e com até 60 meses para pagar.
Mais de 700 empresas participam do mutirão, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, concessionárias de água e de energia.
Para acesso ao Desenrola diretamente pela plataforma desenrola.gov.br é necessário ter uma conta GOV.BR. No entanto, a conta não é necessária pelos canais parceiros.
Fonte: Agência Brasil