A aplicação de multas a motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva da Linha Vermelha para quem segue sentido à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim já entrou em vigor.
A faixa, que tem mais de dois quilômetros de extensão, funciona na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz e o acesso à Ilha.
O sistema de fiscalização funciona a partir das leituras das placas. O valor da multa é de R$136,16, além da perda de 4 pontos na carteira.
Os veículos que estiverem indo para a Ilha do Governador e precisam cruzar a faixa seletiva não receberam multa. Porém, aqueles que seguem para outros destinos devem utilizar as outras três faixas de circulação disponíveis.
Segundo informações da CET-Rio, o volume de tráfego sentindo à ilha aumentou 17% entre setembro de 2023 e janeiro de 2024 por conta do aumento de voos no Aeroporto Galeão. Até o final deste ano, é esperado que esse volume aumente ainda mais, chegando a 30%.
O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, afirmou que na primeira semana de funcionamento da faixa exclusiva, motoristas que seguiam em direção à Ilha ou ao Aeroporto do Galeão tiveram ganho de mais 50% na velocidade no trecho.
“Nós não tivemos perda de tempo de viagem, velocidade, para quem vai em direção a Baixada Fluminense e tivemos um ganho para quem vai em direção a Ilha do Governador e ao Aeroporto do Galeão, de mais de 50% de velocidade nesse trecho. Isso compatibiliza o aumento de voos no Galeão com a oferta de uma faixa com mais velocidade, sem prejudicar quem vai para a Baixada Fluminense.”