Funcionando de forma educativa para os motoristas que trafegam pela Linha Vermelha desde a semana passada, a faixa exclusiva para veículos com destino à Ilha do Governador/Galeão entrou oficialmente em funcionamento nesta segunda-feira (11), multando os infratores que não respeitarem a finalidade da faixa.
A faixa exclusiva, que se estende por 2.200 metros entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador, tem como objetivo melhorar o trânsito na via expressa, prevendo o aumento do número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e, consequentemente, o aumento do fluxo de veículos no acesso à Ilha do Governador.
Para garantir o cumprimento da nova faixa exclusiva, será implantada uma fiscalização eletrônica, capaz de fazer a leitura das placas em dois momentos. Os condutores que utilizarem a faixa deverão obrigatoriamente seguir em direção à Ilha do Governador. Caso sigam em direção à Baixada, o sistema de fiscalização identificará a infração à faixa exclusiva. A multa prevista é de R$ 130,16, resultando em uma infração grave na CNH do motorista, com perda de 4 pontos.