O Governo do Estado do Rio de Janeiro, ampliou a atuação de maquinários e atendimentos nas cidades afetadas pelas chuvas nesta quarta-feira (21). As equipes das secretarias de Defesa Civil; Infraestrutura e Obras Públicas; Cidades; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Ambiente e Sustentabilidade; e Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento atuam simultaneamente em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri e Queimados para reduzir os danos das enxurradas e atender pessoas em condição de vulnerabilidade.
Ao todo, 65 máquinas entre caminhões, escavadeiras e equipamentos especializados para auxiliar na limpeza de vias, bueiros, desassoreamento de rios. Somente o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) levou 25 máquinas para Nova Iguaçu, Cidade mais afetada pela chuva, atendendo a solicitação da prefeitura para a limpeza de ruas e bueiros, além de drenagem em Paracambi.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) enviará até esta sexta-feira sete engenheiros do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) para ajudar na emissão dos laudos de interdição em Mendes, Japeri e Paracambi. Já a Secretaria de Cidades direcionou duas equipes para Belford Roxo e Nova Iguaçu para verificar junto às prefeituras as necessidades nesse momento pós chuva.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, visitou Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu para potencializar a atuação do governo nas localidades.
O Corpo de Bombeiros realizaram o salvamento em área isolada pelas chuvas com o guincho elétrico do Helicóptero em Engenheiro Paulo de Frontin, resgatando um homem com deficiência. Oito mortes foram confirmadas pelo CBMERJ até esta sexta-feira.