Nova Iguaçu está em estágio de alerta máximo devido ao temporal que atingiu a cidade. O pico das fortes chuvas aconteceu entre 19h e 21h, quando foram registrados 140mm de chuva, o que representa 116% da média histórica do mês de fevereiro, de 119,8%mm.
A Defesa Civil de Nova Iguaçu (RJ) decretou Estágio de Alerta Máximo. O órgão já decretou 173 ocorrências. Até o momento, já são 145 pontos de alagamento e inundações, 90 pessoas desalojadas, 15 desabrigados, desabamento de quatro imóveis, 12 deslizamentos de barreira, seis casas interditadas e três mortes. Uma mulher está desaparecida após cair no Rio Botas, que transbordou durante boa parte da madrugada desta quinta-feira (22).
Vinte escolas da rede municipal tiveram suas aulas suspensas .
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para o resgate de moradores que ficaram presos em suas casas em decorrência das inundações.
Pontos de Apoio foram abertos no Tinguazinho, na Escola Municipal, que fica na rua José Anchieta, Rua Moenda 92; no Morro do DPO, no Instituto de Educação, Santa Ângela, Rua Santa Rosa, 302; e em Austin, na Escola Municipal Walfredo da Silva Lessa e Rua Jaguaré, em Vila Jurema. Estes locais estão aptos a receber aqueles que precisam deixar seus lares. Aos que estiverem em local seguro, a Defesa Civil pede para que evitem se deslocar pela cidade.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a SMDC pelos dos números 199 / 2667-5751 / 98160-9740. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou a Central de Atendimento do SUAS (Sistema único de Assistência Social), através do telefone (55 21 99706-8443), um canal de comunicação para a população que necessitar de atendimento da assistência social. O atendimento é 24 horas.