O Carnaval, momento de diversão para milhões de foliões que vão às ruas curtir a festa mais popular do Brasil, também gera consequência para o bolso da galera. Este ano, alguns itens consumidos durante as festividades subiram consideravelmente de preço.
Medido pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o período de 12 meses até dezembro de 2023 indicou uma alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral estão mais altos, ainda que alguns setores específicos tenham registrado algumas quedas.
”O Carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o Carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, que listou os itens e serviços no Carnaval que tiveram um aumento no preço, em 2024.
Alimentos
Carnes em geral: As carnes em geral, incluindo a carne bovina, tiveram uma queda de 9% em média. A queda se deve à maior oferta de carne no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.
Bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram um aumento de 11,41%.
Cerveja: A bebida mais popular do carnaval teve um aumento de 5,29% no acumulado de 12 meses, segundo o IPCA. O aumento se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à alta do dólar, que encarece os insumos importados.
Refrigerante: O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos.
Transporte
Passagens aéreas: As passagens aéreas para destinos turísticos subiram em média 47,24% em relação ao ano passado, segundo o IBGE. A alta demanda e a alta do preço do petróleo são os principais fatores para o aumento.
Passagens de ônibus: As passagens de ônibus também subiram, mas em menor proporção, com alta de 10%. A alta do preço do diesel e a alta da demanda são os principais motivos.
Dicas para economizar no Carnaval
Pesquise preços: Pesquise preços de alimentos, bebidas e outros itens em mais de um local antes de comprar.
Leve sua própria comida e bebida: Se possível, leve sua própria comida e bebida para o carnaval, para evitar pagar preços altos nos locais de folia.
Opte por transporte público: Utilize o transporte público para se locomover durante o carnaval, para evitar pagar preços altos de táxis ou carros de aplicativo.
Considere outras opções de transporte: Se possível, considere outras opções de transporte para viagens longas, como viagens de carro ou ônibus.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/foto/2024-02/bloco-ceu-na-terra-1706965305 foto
Bolsonaro e aliados são alvos da PF em investigação sobre tentativa de golpe
A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (08) uma operação contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex- presidente na Presidência da República. A justiça determinou que o ex-chefe do Executivo entregue seu passaporte para a PF.
Os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e 48 medidas alternativas, como proibição de manter contato com os demais investigados, de sair do país, entrega do passaporte em 24 horas e a suspensão do exercício de funções públicas. As buscas são realizadas em 9 Estados e no DF.
Além de Bolsonaro, os alvos de busca e apreensão são, também, aliados do ex-presidente, como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud. Já entre os quatro alvos dos mandados de prisão estão Rafael Martins de Oliveira, Filipe Garcia Martins e Marcelo Costa Camara.
Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na decisão, o magistrado menciona uma suposta munita golpista, que previa a prisão do próprio Moraes, do ministro Gilmar Mendes e do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
De acordo com as investigações, os suspeitos trabalhavam para invalidar o resultado das eleições de 2022, que resultaram na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antes mesmo da realização do pleito. A polícia afirma que o núcleo de Bolsonaro atuou descredibilizando as urnas e incentivando atos extremistas.
Em nota, a PF afirma que a operação apura “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do estado Democrátivo de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.