A Secretaria de Polícia Militar intensificou o patrulhamento para assegurar a tranquilidade dos foliões nos blocos e megablocos pelas ruas do Rio de Janeiro. Além do Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial, implantado desde o Réveillon, este Carnaval conta com a inclusão de drones, que transmitem imagens em tempo real dos desfiles.
Nos megablocos, uma estrutura de segurança especial foi montada, composta por grades de proteção, 26 pontos de interceptação e revista, 250 detectores de metais e seis torres de observação ao longo do percurso.
“O Governo do Rio trabalhou para garantir um Carnaval com mais segurança na Sapucaí e nos blocos de rua. Os foliões podem contar com a presença dos policiais militares, que vão garantir a segurança em todos esses locais. Estamos preparados para fazer a melhor festa carnavalesca dos últimos tempos”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Os policiais militares estão realizando buscas por armas, e outros objetos que possam ser usados como armas, nas saídas dos metrôs da Zona Sul, utilizando os detectores. A região também está sendo monitorada por um corredor composto por 15 viaturas ostensivas.
Além do tradicional atendimento via Central Telefônica 190, a Secretaria de Polícia Militar disponibilizou outro canal de comunicação neste Carnaval: o aplicativo 190RJ, que está disponível em tempo integral e oferece suporte em inglês, francês e espanhol.