O jovem Marcos Vinícius que ficou conhecido em todo Brasil, como o herói de Nova Iguaçu, recebeu uma bolsa de estudos integral, nesta segunda-feira (11), para realizar um curso de Bombeiro Civil. O anúncio aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), durante a Sessão Solene em que ele foi homenageado com uma Moção de Aplausos e Congratulações que foi concedida pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), coordenador da Frente Parlamentar de Humanização.
Apesar de ter sido homenageado, Marcos Vinícius não pôde comparecer à cerimônia, mas foi representado pela sua tia Janete de Oliveira Vasconcellos e seu primo João Vítor.
“Eu fiquei muito nervosa quando assisti ao vídeo, mas ao mesmo tempo muito feliz por ele ter tomado essa atitude. A mãe dele tinha o sonho que ele fosse Bombeiro, e agora ele vai começar a trilhar esse caminho. Então o sentimento que fica é muito orgulho, pelo o que ele fez e por tudo que ele ainda pode fazer”, afirmou.
O pai das duas crianças que foram salvas pelo jovem, também prestigiou o jovem:
“Ele foi um anjo que o Senhor enviou para salvar minha esposa e minhas filhas. Temos muita gratidão por tudo”, afirmou Jorge Leandro.
Medalha Tiradentes
Na mesma cerimônia que contou com a apresentação da banda sinfônica da Guarda Municipal do Rio, outros profissionais que se dedicam a salvar vidas, também foram homenageados, inclusive três médicos que receberam a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Alerj, a Medalha Tiradentes.
O cirurgião vascular do Hospital Municipal Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger, o diretor geral do Hospital Municipal Lourenço Jorge, Bruno Elias Guimarães de Souza, e também o diretor geral do Hospital Estadual Carlos Chagas.
Sobre realizar uma sessão solene dedicada a muitos profissionais, Librelon enfatizou a importância de toda a sociedade ser um agente de humanização.
“Que os exemplos dos homenageados que aqui estão, nos levem a olhar ao próximo com compaixão e solidariedade. Além disso, é essencial valorizar o trabalho de todos os profissionais que se dedicam a ajudar e salvar aqueles que mais precisam. E por isso, devemos nos inspirar em cada um deles, objetivando tornar o mundo um lugar mais acolhedor e solidário para todos”, finalizou.